funcionamento desde novembro de 2020, com 200 painéis solares instalados no telhado do Centro Logístico MBigucci Business Park Diadema.
Responsável pela BigTec, o diretor técnico Milton Bigucci Junior explica que parte dessa energia gerada abastece as áreas comuns do Centro Logístico, como portaria, vestiários, restaurante e iluminação externa. Outra parte é distribuída, abastecendo algumas empresas locatárias do próprio condomínio e a sede da MBigucci na Grande São Paulo.
“Com o resultado positivo desta usina teste, a BigTec já deu entrada em duas novas usinas. Uma será instalada no restante do telhado do Centro Logístico de Diadema, com 2.1 MW, e a outra, no Centro Logístico de Santo André, com 1.7 MW”, explicou o diretor técnico. A previsão é que sejam instaladas ainda em 2023.
Além de utilizar energia solar para os próprios centros logísticos, a BigTec estuda fornecer essa energia sustentável para colaboradores e clientes da construtora.
“Além da questão financeira, a energia fotovoltaica tem papel importante na questão ambiental, pois não emite CO2 (gás carbônico) na atmosfera, contribuindo para a preservação de ecossistemas. Tudo isso está alinhado aos nossos objetivos de Responsabilidade Ambiental”, explicou Milton Junior.
📸 MBigucci Business Park Diadema receberá novos painéis solares
COMO FUNCIONA?
A energia solar produzida pelas placas solares é conectada à rede da distribuidora local (ENEL), que fornece energia elétrica tradicional para consumidores. A BigTec recebe créditos pela energia solar injetada na rede, que podem ser utilizados em até 60 meses.